sexta-feira, 22 de novembro de 2013

[Crítica Filme] Os Jogos da Fome: Em Chamas

Classificação:   ★★★★★    {4.8}



Hoje, dia 22, vi Os Jogos da Fome: Em Chamas (título original – The Hunger Games: Catching Fire), baseado no segundo volume da trilogia 'Os Jogos da Fome', de Suzanne Collins. Podem ler a minha crítica ao livro aqui. Eis a crítica ao filme.

SPOILER ALERT (caso não queiram spoilers, não leiam o resto)


Realizado por Francis Lawrence e com a presença de Jennifer Lawrence (Winter's Bone; Silver Linings Playbook), Josh Hutcherson (Bridge to Terabithia; The Kids Are All Right), Liam Hemsworth (The Last Song; Paranoia), Woody Harrelson (Now You See Me; Zombieland), Donald Sutherland (Pride and Prejudice; The Pillars of the Earth), Sam Claflin (Snow White and the Huntsman; Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides), Jena Malone (Sucker Punch; Into The Wild), Philip Seymour Hoffman (Red Dragon; The Big Lebowski), Lenny Kravitz (Precious; The Butler), Elizabeth Banks (72 Hours; Man on a Ledge), Stanley Tucci (Easy A; The Devil Wears Prada), entre outros.

'Os Jogos da Fome: Em Chamas' conta a história de Katniss Everdeen que, contra todas as expectativas, venceu os Jogos da Fome e, pela primeira vez na história desta competição, dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Os dois jovens Katniss e Peeta tornaram-se agora os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar…  (fonte)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Começo por dizer que o livro que deu origem ao filme é o meu favorito da trilogia e um dos meus livros favoritos de sempre. E, como re-li o livro recentemente, em preparação para o filme, tenho o enredo ainda muito fresco na memória. O que só fez que eu tivesse expectativas ainda mais elevadas para o filme. E o filme atingiu todas! Foi tudo o que eu estava à espera e mais!
É excelente quando uma adaptação ultrapassa as expectativas que temos para ela. Foi o que aconteceu, e eu ia com imensas expectativas! O filme tem tudo o que promete! É uma adaptação super, super fiel ao livro. Estava a ver o filme e parecia que estava a ler o livro outra vez.
Não poderia ter sido melhor.

Em comparação com o primeiro filme, 'Em Chamas' foi muito melhor!



Senti que a primeira parte do filme foi a um passo bom, ainda que um pouco lento; já a segunda metade do filme, apesar de ter gostado muito também, parece que passou num instante, quase que não deu tempo para absorver tudo o que se estava a passar.

A performance de Jennifer Lawrence está genial, como sempre! Até senti arrepios em algumas cenas, tal é a qualidade da representação. Ela é fantástica! Sai mais um Oscar para a Ms. Lawrence! ;)

Sobre as novas adições ao elenco, confesso que estava um pouco duvidosa de alguns membros, não em termos de representação porque já conhecia muitos deles de outros projectos, mas em termos de darem vida àquelas personagens tão amadas do livro... Enganei-me completamente! Qual deles o mais perfeito...?


As mortes da Mags e da Wiress ( imagem → ) também me custaram muito. Apesar de já saber que ia acontecer e não serem personagens muito bad-ass, eram muito queridas e eu adorava-as.
Adorei ambas as prestações das actrizes. Especialmente a de Lynn Cohen. Interpretou a Mags na perfeição.

Adorei, também, da prestação de Jeffrey Wright no papel de Beetee.

Não fiquei lá muito satisfeita nem convencida com a prestação de Stef Dawson no papel de Annie. É certo que apenas teve uma pequeníssima cena e nem falas teve, mas a representação parecia muito forçada. Terei que esperar para ver nos próximos filmes se evoluí. Outra coisa que não gostei deste desempenho foi a cor do cabelo. Ok, eu sei que não é nada assim de especial, mas para mim é. Custava muito pintarem o cabelo à rapariga?

De todas as novas personagens aquelas que mais me surpreenderam pela positiva/mais gostei foram, sem dúvida, a Johanna e o Finnick. ( ← imagem )

Não foi assim que os imaginei e apesar de já estava à espera de gostar deles, não estava à espera de gostar tanto. Adorei-os! Gostei, especialmente, da Johanna. Contudo, faltou algo no filme.
No livro, ela prova-se confiável. Depois daquele tempo com ela na arena, eu confiava nela. Porém, no filme não consegui "confiar" nela completamente. Parecia-me muito impulsiva, muito errática.


Aspecto Positivos: 
  • A fidelidade ao livro;
  • A qualidade representação;
  • A qualidade cinematográfica;
  • O desenvolvimento das personagens; 
  • Enredo;
  • Guarda-Roupa;
  • etc, etc...

Aspectos Negativos:
  • Não se viu muito dos outros tributos, aliás muitos nem abriram a boca... Estava à espera que tivessem mais tempo de antena;
  • Não explicaram algumas coisas como deve ser (com a pressa de despachar o enredo, talvez).


Adorei imensas cenas (aliás, adorei o filme todo!). Aqui estão algumas que mais se destacaram para mim:
    • As cenas de revolta. Até senti arrepios...
    • As palavras de amor do Finnick pela sua Annie na entrevista.  :')   
    • A última vez que a Katniss viu o Peeta no filme doeu muito... especialmente sabendo o que lhe vai acontecer e como ele regressa no próximo filme. Doeu, mas gostei da cena. Via-se o amor no olhar deles.
    • Adorei muitas mais.... mas estas foram as que mais me marcaram.


 *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** ***

A banda sonora é óptima. Aqui fica um exemplo, uma das minhas favoritas:

→  Atlas,  de Coldplay ♫


Esta BSO é algo de outro mundo!  *-*

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem já viu, o que achou? Gostaram? Eu adorei! Chorei, ri, arrepiei-me... enfim... PERFECTION! 

Quero revê-lo assim que possível e estou SUPER entusiasmada para ver os próximos dos filmes - A Revolta Parte 1 e Parte 2! :)

-   Jo♥

Sem comentários:

Enviar um comentário