sexta-feira, 23 de agosto de 2013

[Crítica Filme] Os Instrumentos Mortais: A Cidade dos Ossos

★★★★☆  { 3.5/4 }


Ontem, dia 22, vi (finalmente!) Os Instrumentos Mortais: A Cidade dos Ossos (título original – The Mortal Instruments: City of Bones), baseado no primeiro volume da saga 'Os Instrumentos Mortais', de Cassandra Clare. Podem ler a minha crítica ao livro aqui. Eis a crítica ao filme.

SPOILER ALERT (caso não queiram spoilers, não leiam o resto)


Realizado por Harald Zwart e com a presença de Lily Collins (Mirror, Mirror; The Blind Side), Jamie Campbell Bower (Sweeney Todd; Camelot), Robert Sheehan (Misfits; Season of the Witch), Lena Heady (Game of Thrones; 300), Jonathan Rhys Meyers (The Tudors; August Rush), Aidan Turner (Being Human; The Hobbit), Jared Harris (Resident Evil: Apocalypse; Fringe), Jemima West (The Borgias; Maison Close), Kevin Zegers (Transamerica; Dawn of the Dead), entre outros; 'A Cidade dos Ossos' conta a história de Clary Fray, uma adolescente aparentemente normal que descobre que é descendente de uma linhagem de caça demónios, os Caçadores de Sombras, um grupo secreto de jovens guerreiros semi-anjos, envolvidos numa antiga batalha para proteger o nosso mundo dos demónios. Após o desaparecimento da sua mãe, Clary é forçada a unir-se a um grupo de Caçadores de Sombras, que lhe apresentam uma Nova Iorque perigosa e alternativa chamada Mundo-à-Parte, repleta de demónios, feiticeiros, vampiros, lobisomens e outras criaturas mortíferas. (fonte)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Antes de ver o filme, li algumas das críticas feitas pelos fãs no Tumblr e muitas delas eram queixosas e não tão positivas como eu esperava; e, logo daí, fiquei com receio e com expectativas as mais baixas. Mas enganei-me (ou melhor, enganaram-me! LOL :P) e ainda bem!  :)

Muitos dos problemas que os fãs tiveram com o filme não foram de todo um problema para mim... As mudanças de livro para filme não me incomodaram (contudo, alguns detalhes irritaram-me solenemente... detalhes esses que espero, sinceramente, que sejam emendados no próximo filme; mais à frente explico melhor).

Algumas cenas não fizeram muito sentido, mas decidi ignorar a maior parte dessas cenas, tanto pela minha sanidade mental, como para não estragar o filme, porque tenho a perfeita noção de que é complicado fazer um filme baseado num livro e temos que compreender que não podem transcrever do livro para o filme palavra por palavra porque aí teríamos um filme de cerca de 10 horas.

O filme é recheado de acção, mas teve uma temporização/um passo que me deixou um bocado frustrada e confusa. Por um lado, adorei porque foi rápido, não teve momentos aborrecidos e não deixou nada de importante de fora. E isso é essencial num filme destes porque senão, como já disse, seria um filme longuíssimo.
Por outro lado, foi como se o meu cérebro estivesse a tentar acompanhar tudo o que estava a passar (principalmente no início do filme, com a Clary a correr pelas ruas de NY, etc.) e devo dizer que foi um bocado cansativo; estava muito a acontecer ao mesmo tempo. Mas depois o passo do filme acalmou um bocado e ainda bem.

Para tornar as coisas mais fáceis de explicar, decidi fazer uma lista com os que foram para mim os pontos positivos do filme e outra com os negativos...

Pontos Negativos  ( - ) 

  {Todo o romance e "desromance" do triângulo amoro}
  {Magnus Bane e a sua fala esquisita; a falta dos olhos de gato e faltou-lhe fabulousness}
  {A Izzy foi tratada por "Isabelle" o filme INTEIRO}
  {O nome Lightwood não foi mencionado uma única vez}
  {O Church não apareceu de todo no filme}
  {A falta de química entre a Clary e o Jace - pareceu-me um bocado forçado}
  {A cena em que a Clary cria a runa para derrotar os demónios - Suuupeeerrr sloooow moootion...
  {Nunca apresentaram as Steles - quando a Clary faz a runa para "congelar" os demónios, utiliza a stele da Izzy. Contudo, nunca explicaram nem mencionaram no filme o que era nem para que servia...}
  {A cena em que a Clary "congela" os demónios. em vez de os matarem, saiem de fininho... wtf?}  
  {As cenas mais cheesy... was it really necessary... was it?
  {Foreshadowing/Dicas sobre o futuro do Simon
  {A revelação do maior spoiler de todos do filme... A relação entre o Jace e a Clary
  {Quando a Clary manda o Valentine pelo portal - como se ela tivesse força para tal; uma adolescente minorca e quase anoréxica a derrotar um homenzarrão daqueles... não me irritou assim muito, mas pareceu-me um bocado impossível...
  {A mota dos vampiros é substituída por uma mota normal... o orçamento dos efeitos especiais já devia ter terminado... LOL
  {A cena em que a Clary limpa a casa no fim do filme - wtf? alguem lhe devia ter explicado que não é para isso que servem as runas...

Estas foram as coisas que mais me irritaram no filme...  ↑
E estas foram as que mais gostei...  ↓
 

Pontos Positivos  ( + )

  {As transcrições literais do livro para o filme
  {Os efeitos especiais  
  {The Sass Dialogues - as personagens foram tão sassy. Foi muito engraçado
  {Os flashbacks do Círculo de Raziel e da Jocelyn com a Clary em pequena
  {A Izzy e o Simon a lutarem contra os demónios
  {A Jocelyn a lutar
  {A Izzy a lutar
  {A perfeição de Robert Sheehan no papel de Simon 
  {O primeiro encontro MALEC
  {O Magnus a salvar o Alec
  {O confronto entre o Alec e a Clary 
  {O Pangborn
  {A banda sonora original/score
  {O Casting}


Espero que não pareça que tenho mais contra do que a favor do filme, porque não é bem assim... gostei muito do filme, mas mesmo assim houve detalhes que enfim... UGH!  LOL :P

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

As aparências físicas estavam perfeitas (ou muito perto), com a excepção do Valentine, mas é compreensível que tenham querido dar um pouco mais de sex-appeal ao filme e devo dizer que, pessoalmente, não me importei nem um bocadinho... LOL :P)

A Lily Collins esteve muito bem no papel de Clary. Confesso que tinha as minhas dúvidas porque, apesar de ter visto a maior parte dos seus trabalhos, nunca fiquei grande fã. Mas surpreendeu-me pela positiva e acabei por gostar mais da Clary do filme do que da Clary dos livros. Acho-a um bocado irritante. :P  ( imagem ← )

Muitos dos fãs tinham receio que o Jamie Campbell Bower não fosse a escolha certa para o papel de Jace. Mas acreditem... ele foi brilhante!

O Robert Sheehan está absolutamente genial no papel de Simon.

Apesar de não ter aparecido muito no filme, adorei a Izzy. A Jemima West está perfeita no papel de Isabelle Lightwood. ( imagem → )

Brilhante também foi a prestação de Kevin Zegers no papel de Alec. Esteve tal e qual como no livro. Gostei muito.

O Robert Sheehan está absolutamente, absolutamente genial no papel de Simon. Não podia ter pedido por mais. Esteve perfeito!

Já conhecia alguns trabalhos do Aidan Turner, mas adorei, adorei, adorei vê-lo a interpretar o Luke. Foi perfeito. Aliás, foi até melhor do que nos livros...  :)

Já sou fã da Lena Heady há anos... e agora, no papel de Jocelyn Fray, ainda fiquei mais fã. Está perfeita. Mas tive pena de ter aparecido mais no filme. Mas, comparando com o livro, é natural. Já era esperado que isso fosse acontecer. Espero que os filmes continuem e que dêm mais tempo de antena à "Jocie" (como dizia o Pangborn... LOL)

A personagem do Pangborn está genial. Muito engraçado. Fartei-me de rir com ele.  :)   ( imagem ← )

Será que é mesmo preciso falar sobre as prestações de Jonathan Rhys Meyes (Valentine), de Jared Harris (Hodge) ou de CCH Pounder (Madame Dorothea)... Penso que não... como sempre, foram absolutamente geniais nos papéis que lhes foram entregues.

A personagem mais parecida com a do livro foi, sem qualquer dúvida, o Hodge. E a menos parecida foi, também sem qualquer dúvida, o Valentine.

No filme, o Simon não se transformou num rato como no livro, mas é compreensível. Teria sido um desperdício de tempo de filme e não é algo essencial ao enredo, por isso não fez muito falta...
O que me fez falta foi não haver mais cenas com os Lightwood e com o Simon. Soube-me a pouco...

Concluindo, foi uma óptima adaptação do livro. Estou entusiasmada para ver o próximo filme - A Cidade das Cinzas, que estreia para o ano que vem.


Gostei de muitas cenas mas gostei especialmente destas. Fiz um pequeno TOP das cenas que me marcaram mais; as minhas favoritas...   (SPOILERS!)

 

#7  O confronto entre o Alec e a Clary no Instituto



#6  O primeiro encontro de Magnus e Alec, ou seja, o início do romance MALEC ♥


#5  A conversa de Luke e Jocelyn sobre Clary



# A luta de Isabelle para salvar o irmão e o confronto com Clary


# A Isabelle a lutar


# Jocelyn vs. Pangborn e Blackwell 



# Todos os flashbacks



Resumindo e concluindo, adorei tudo o que foi Jocelyn e Isabelle. São das minhas personagens favoritas de toda a saga e não decepcionaram. Adorei! ♥

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A score (banda sonora original) está perfeita. Eis um exemplo:


 
 
Quanto à restante banda sonora, apesar de não gostar de todas... tem músicas muito, muito boas. Esta é uma delas ↓


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quem já viu, o que achou? Gostaram? Eu gostei muito. Quero revê-lo assim que possível... ♥

Até breve.  :)

beijinhos,
-   Jo♥

2 comentários:

  1. Não gostei nada do final e não gostei da maneira como retrataram o Valentine. Gostei a primeira parte mas a segunda decepcionou-me. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O final também me desiludiu um bocadito, mas temos que compreender que não é fácil adaptar um livro para filme; têm que se fazer umas quantas alterações. Mesmo assim, achei que o filme foi uma boa adaptação. Podia ter sido bem pior...
      Como já sei que é complicado fazer adaptações, nunca vou com muitos expectativas. Vou com algumas, claro... mas tenho que manter os pés na terra. E então para este filme tinha-os muito assentes na terra, porque já tinha visto todos os trailer e clips lançados (que praticamente mostraram o filme quase todo) e li muitas críticas de fãs ANTES de ir ver o filme... :P Estava a espera de gostar, e gostei :) Mas já se sabe que quando se trata de adaptações... all bets are off :P lol

      Eliminar