quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

[Crítica] Warm Bodies, de Isaac Marion

Warm Bodies (Warm Bodies, #1)Warm Bodies by Isaac Marion
My rating: 5 of 5 stars

★★★★★

Um evento catastrófico transformou vários humanos em zombies, que são agora a raça dominante da Terra. Uma dessas criaturas - R, trava uma improvável amizade com a humana Julie, que por acaso é a namorada de uma das suas vítimas. A sua amizade evolui para um romance que vai mudar para sempre a dinâmica entre humanos e zombies.

Primeiro livro a merecer cinco estrelas deste ano! Merece, e muito. :)
Costumo ler sobre o sobrenatural - vampiros, demónios, anjos, bruxas, etc. Mas zombies... nunca tinha experimentado. Mas, sendo uma grande fã de filmes e séries de zombies (principalmente, The Walking Dead! OH YEAH!), tinha que experimentar.
Tive conhecimento do livro depois de ver o trailer do filme (que está quase a estrear). Adorei, adorei, adorei o que vi do filme e, mais tarde, descobri aqui no Goodreads que havia um livro e decidi lê-lo antes de ver o filme. :)

Confesso que não fazia ideia de como seria a narrativa. É claro que também não estava à espera que o livro fosse cerca de 200 páginas de apenas grunhidos e "Cérebro...tripas...". LOL. Pelo contrário, Isaac Marion mostra-nos um mundo pós-apocalíptico de uma nova perspectiva - a do próprio zombie. O autor traz-nos algo novo e tão bem construído, que eu até me encolhi nalgumas alturas porque os detalhes mais gráficos, digamos assim, eram muito realistas. Para além de ser um livro muito bem construído e com uma história fantástica, faz o leitor reflectir sobre as nossas vidas e sobre a condição humana.

Em relação às personagens, adorei o R. Adorei, adorei! Adorei, em especial, ver a evolução dele do início do livro até que conhece a Julie, e desde aí até ao fim do livro. Já a Julie, em sim, não senti quase traços nenhuns de personalidade naquela rapariga. Espero que no próximo livro e na adaptação para filme lhe dêem uma personagem mais desenvolvida. Não tinha quase quase personalidade nenhuma, e a pouca que tinha não a desenvolveu durante o livro. O que, sinceramente, foi uma pequena desilusão. O pai da Julie também foi outra desilusão, tal como a filha é uma personagem muito fraquinha. Por outro lado, gostei da Nora - achei-a muito espevitada e divertida.  

SPOILERS! Adorei, também, o fim do livro. O autor decidiu não dar um fim de "e viveram feliz para sempre", até pelo contrário... o livro acaba em aberto e gostei, porque seria impossível depois do início da "ressurreição" dos zombies, de tudo se resolver logo de imediato. A reconquista do mundo civilizado é demorada e não faria sentido nenhum despachar logo tudo para ter um final feliz. FIM DE SPOILERS! 

E, boas notícias! Hoje descobri que vai haver um segundo livro! Mal posso esperar! :)

Concluindo, grande descoberta! 5 estrelas! ♥


Ver outras críticas

Sem comentários:

Enviar um comentário